Os 10 truques para reduzir a conta de luz

financial

Todo mundo sonha em poder reduzir a conta de luz porque, pelo menos em Portugal, é uma despesa muito importante que, infelizmente, todos temos que enfrentar. Podemos oferecer a você os 10 truques para reduzir a conta de luz, mas lembre-se de que existem muitos fatores que são importantes, como a forma de pagamento (trimestral ou mensalmente), o preço dependendo de onde você mora etc.

O caso é economizar dinheiro pagando menos na conta de luz. É possível? Obviamente, explicamos como fazê-lo abaixo.

 

1.- Potência contratada

 

A primeira coisa que torna a conta de energia mais cara ou mais barata é a energia que contratamos. Em Portugal, a energia varia de 3,3 KWh a 5,5 KWh em um endereço pessoal, nada em instalações comerciais ou armazéns industriais. Aqui você deve ter em mente que, talvez, você esteja pagando mais do que realmente precisa. Naturalmente, quanto maior a potência contratada, maior será a conta de luz.

Uma dica que geralmente funciona corretamente nesses casos é saber quais produtos você conecta em sua casa e ver quantos KW eles consomem. Em seguida, pegaremos uma calculadora e começaremos a adicionar watts até vermos o quanto precisamos para funcionar normalmente. Para começar a economizar, você deve contratar 3,3 KWh, que é a potência mínima.

 

2.- Estudar a contratação de tarifas

 

Existem tarifas que podemos contratar para que a conta de luz seja mais barata, como discriminação de tempo. Essa taxa determina que a luz é usada entre as 12 hs. e as 22 hs. Se usarmos a luz fora desse período, nos custará uma fortuna, mas, se usarmos a rede elétrica na faixa dessa taxa, conseguiremos economizar muito em nossa conta de energia elétrica.

Cuidado com isso, porque estamos falando de uma diferença importante, podendo chegar a menos de 30 €/mês. Obviamente, temos que fazê-lo perfeitamente, o fato é que quase sempre surge algo que nos impede de executá-lo.

 

3.- Luz LED

 

Melhor prevenir do que remediar, certo? Bem, em nosso trabalho de prevenção, usaremos luz LED em toda a nossa casa. Por duas razões simples: eles iluminam mais e gastam muito menos luz que um halogênio convencional. A luz LED é essencial para começar a economizar dinheiro na conta de energia elétrica, porque é inútil aplicar tarifas ou alterar a potência, se continuarmos a usar tecnologia desatualizada que consome muito.

 

4.- Use mais luz natural

 

Seria crime gastar dinheiro com luz, porque não temos luz natural ou, diretamente, não a usamos. Se precisarmos usar as lâmpadas, que seja à noite, porque não há luz natural na rua. Não é o mesmo que usar 12 horas de luz, 6 ou menos. Portanto, tente reduzir o uso da rede elétrica no dia para economizar mais na conta.

 

5.- A geladeira

 

Você sabe que a geladeira gasta mais quando está aberta? Isso ocorre porque, quando fechada, o termostato vê que a temperatura interna é ótima e não precisa trabalhar para esfriar. Pelo contrário, quanto mais frio você perde (abre muito a geladeira), mais você precisa refrigerar a geladeira, o que significa mais consumo de luz.

Como última dica, preencha-o com produtos para consumir com eficiência.

 

6.- Não deixe o modo de espera

 

Parece bobagem, mas esse gesto pode nos salvar de um aumento na nossa conta. Trata-se de desconectar da rede elétrica todos os produtos que a estão usando que estão desligados, como é o caso da televisão, dos aparelhos de DVD ou de qualquer aparelho. Olho no computador ou torre fixa: se você o deixar em suspensão, ele estará consumindo eletricidade.

 

7.- Observe a eficiência energética antes de comprar

 

Todos os aparelhos possuem uma certificação energética, variando de C ou D a A ++, que é a classificação máxima. Logicamente, quanto mais anotações você tiver, mais eficiente será o aparelho, o que se traduz em menor consumo de eletricidade. Você perceberá que produtos com melhor eficiência energética são mais caros, mas apreciará isso na conta.

 

financial

 

8.- Cuidado com o A/C

 

O ar condicionado, ao lado da geladeira, é um dos aparelhos que consome mais luz em toda a casa. Sim, acima, o ar condicionado é centralizado… Talvez até mais. Se não houver outra opção a não ser usá-lo, tente ajustá-lo para 28-29 em caso de calor e 25 graus em caso de frio.

 

9.- Subsídios ou bônus

 

Em Portugal, existe um bônus social pela conta de luz, que reduz bastante o valor a ser pago. Esse benefício é concedido a pessoas que vivem em determinadas condições ou que têm uns ingressos mínimos, o que pode ser o seu caso. Isso pode nos ajudar a respirar, então assista, pois você pode economizar mais de 30 € por conta.

 

10.- Ter cabeça

 

Finalmente, se realmente queremos economizar quando pagamos eletricidade, seremos os primeiros a não conectar um aparelho sem precisar dele. Na minha experiência, as pessoas que contratam 3,3 KWh levam isso em consideração mais, porque, se excederem a energia contratada, os disjuntores saltam ou a luz se apaga, como você deseja chamar.

Você gostou desses 10 truques? Qual deles você aplica? Você adicionaria algum?

 

Finalmente, se quiser conhecer 10 ideias de negócios online inovadoras para jovens, clique aqui.

 

 

LEIA MAIS ARTIGOS SOBRE Métodos eficazes de economia

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *