As 5 Dicas Mais Eficaz Para Economizar Sendo Estudante

Economizando dinheiro

A época de estudante é bastante complicada, financeiramente falando. Existem muitos livros, despesas de papelaria, passeios de festa… Isso sem mencionar que o orçamento que você costuma ter é bastante baixo. O aluno típico é caracterizado por ter pouco dinheiro e gastar muito, o que significa economizar absolutamente nada. Portanto, daremos 5 dicas para você economizar como estudante.

Se for o seu caso e você os seguir, poderá voltar a este post e nos dizer se funcionou para você. Se atreve a segui-los?

 

1.- Determine bem o seu dinheiro

 

Eu fui estudante e não tenho certeza sobre qual era meu orçamento base, ou seja, o dinheiro com o qual eu estava saindo desde o início do mês e cometi muitos erros financeiros. Como não é pouca coisa de se preocupar, a princípio, porque são os pais que nos apoiam, não olhamos para quanto dinheiro entra.

Dito isso, determine bem o orçamento que você vai precisar para seguir corretamente as dicas a seguir que você verá abaixo.

 

2.- Preparar um orçamento

 

Com o exposto, agora desenvolveremos nosso próprio orçamento. Não é o mesmo determinar o dinheiro que temos, do que preparar um orçamento com despesas e receitas. Nesse caso, prepararemos um orçamento bastante leve, com prioridades muito claras. Para fazer isso, considere o seguinte:

Ingressos: Normalmente, nossas ingressos serão de folha de pagamento (se trabalharmos) ou a mesada de nossos pais e a bolsa de estudos, se temos uma. Atenção: cuidado com as bolsas de estudos porque, no Portugal, se você não tiver um desempenho mínimo, precisará devolvê-la.

Despesas: papelaria, aluguel e lazer. Normalmente, são essas três despesas; se você tiver mais, especifique-o.

Com isso, teremos que prestar atenção a algumas diretrizes básicas, como:

  • Gastar menos dinheiro com o que é totalmente descartável. Dá uma olhada aos aplicativos que lhe vão ajudar a economizar dinheiro, clique aquí. 
  • Ingressar mais: você pode aceitar empregos de meio período, contanto que permita levar sua vida de estudante com sucesso. Se não tivermos tempo, nada acontecerá, manteremos o dinheiro fornecido com nossos pais.
  • Aprenda a dizer NÃO. Coloquei o “não” em maiúsculas porque, sem dúvida, será a parte mais difícil desta tarefa: diga não aos planos ou ao menos, diga-o mais.

Economizando dinheiro

 

3.- “Gasto o que tenho”.

 

Ouvi muito essa técnica e é bastante eficaz. Consiste em dispor da quantidade que podemos gastar em dinheiro, o que significa que nunca podemos jogar fora um cartão de crédito/débito. Esse truque para economizar é muito famoso entre os jovens, pois funciona e não é difícil de executar. Dessa forma, seremos forçados a economizar, porque, se quisermos ter esse dinheiro no final do mês, não poderemos gastar.

Sei que parece bobagem, mas essas pequenas coisas são as que nos permitem avançar, economizar e gerar riqueza, que podemos gastar em uma data específica. Não é necessário sair todo fim de semana, sair 2 ou 3 é suficiente; além disso, você não pode sair muito se tiver que estudar, certo?

 

4.- Gaste menos em cada transação

 

Com “transação” queremos dizer que gastamos menos quando temos que comprar algo. No nosso caso, gastaremos muito dinheiro comprando comida, livros, artigos de papelaria, festas ou praticando algum tipo de esporte em nossa estadia estudantil. Portanto, é possível cortar euros em cada operação, se prestarmos atenção ao seguinte:

  • Embora seja um pouco ilegal, é sempre mais barato copiá-los do que comprá-los novos. Se queremos ser legais, procure o livro usado, se queremos economizar metade do preço. Os livros são úteis para estudar. Se não estiverem riscados ou tachados, e estejam atualizados, nos servem.
    • Algumas universidades lançam programas de auxílio a estudantes para comprar livros, dê uma olhada e veja como funciona.
    • Bolsas de Estudo: as bolsas de estudos podem nos ajudar a comprar livros de texto.
  • Descontos: empresas como Unidays, Cribus e Student Beans, oferecem cupões de desconto para estudantes. Além disso, Amazon oferece sua taxa Premium para estudantes, que começa em 18 €/ Quanto ao transporte público, muitas cidades cuidam dos estudantes com preços acessíveis.
  • Festa: quando somos estudantes, temos que ficar de olho no dinheiro quando saímos, porque geralmente gastamos um pouco de mais. Defina um limite todas as noites que sair, embora você sempre possa fazer uma exceção.
  • Aproveite o material gratuito: há muitas coisas gratuitas quando somos estudantes, como visitas, excursões ou atividades extraordinárias. Você não precisa desistir de um estilo de vida ou se divertir apenas porque quer economizar.
  • Supermercado: não compre no primeiro supermercado que você olhe, melhor, avalie os preços dos diferentes supermercados próximos e concentre-se nos produtos que você mais compra. Às vezes, vale a pena caminhar um pouco mais para poupar até 15 € por compra.

5.- O bom e breve, é duas vezes bom.

 

Nossa principal dica para economizar como estudante é sair menos e aproveitar mais quando o fazemos. Por quê? O fato de sair diariamente, ou todo fim de semana, nos leva a tirar o valor das coisas e a tornar algo em habitual. Como nosso dinheiro não é ilimitado, devemos priorizar.

Portanto, é melhor sair menos e aproveitar mais quando o fizermos, o que pode significar gastar um pouco mais de dinheiro. Desta forma, liberaremos adrenalina, aproveitaremos e não nos preocuparemos depois de não ter dinheiro.

Que conselho você prefere? Você adicionaria algum?

 

Temas que lhe podem interesar:
* Negócios de e-commerce para jovens

*Franquicias rentáveis

 

leia mais artigos sobre dicas para economizar dinheiro em casa

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *