Funcionamento

Rede Bem da Terra

Para poder funcionar de forma democrática e eficiente, a Rede Bem da Terra vem construindo o seu auto-regramento (interno), bem como estruturas legais que, atendendo à legislação vigente, permitam à Rede cumprir seus objetivos em coerência com seus princípios. Veja abaixo como funciona.

Associação Bem da Terra

A associação foi criada em 2009 para oficializar formalmente a rede, dando-lhe personalidade jurídica. O estatuto prevê três tipos de associados: empreendimentos (que são pessoas jurídicas, mas podem ser pessoas físicas que representam empreendimentos no caso dos grupos informais), trabalhadores das estruturas de comercialização (pessoas físicas) e entidades apoiadoras (pessoas jurídicas). O peso dos votos foi definido em função da proposta de co-gestão das estruturas de comercialização entre empreendimentos e trabalhadores. Assim, os empreendimentos detêm 45% dos votos da assembleia da associação, os trabalhadores detêm também 45% e as entidades apoiadoras detêm os 10% restantes.

A Associação de Produtores  se reúne mensalmente e dela participam representantes dos empreendimentos, dos apoiadores e de outros parceiros. A organização da reunião (agendamento e pauta) é feita pela coordenação da Associação e  as decisões são tomadas preferencialmente por consenso. Se algo precisa ser votado, valem as regras de votação previstas no estatuto da Associação Bem da Terra.

A Associação é um “coletivo de coletivos”, e participam das reuniões os representantes que cada empreendimento ou apoiador indica. Para fazer parte oficialmente da Associação de produtores, com direito a voto, é necessário – portanto – ser parte de um empreendimento ou de uma entidade apoiadora. Isto, entretanto, não impede ninguém de participar das reuniões da Rede, que são abertas.

Associação de Consumidores

A Associação de Consumidores é uma organização coletiva para aquisição de produtos de empreendimentos de economia solidária, para consumidores previamente organizados em núcleos de consumo responsável.

Os consumidores solidários encontram-se distribuídos entre os mais de dez núcleos de consumo solidário e organizados em quatro Grupos de Trabalho, responsáveis pela manutenção, planejamento e gestão da Feira Virtual Bem da Terra.

 

Regras internas

À medida que a rede vai se construindo, ela também vai adotando algumas regras de funcionamento definidas através de acordos, coletivamente. Há um regimento para o funcionamento da Feira Mensal, por exemplo, e uma comissão que avalia o caráter solidário dos empreendimentos que solicitam ingresso à rede.

Você pode acessar os regulamentos  da Rede clicando em regramentos, no menu à esquerda.