Bem da Terra

Bem da Terra – Comércio Justo e Solidário é uma rede de empreendimentos econômicos solidários. Seu objetivo é desenvolver a economia solidária na micro-região sul do Rio Grande do Sul, através da difusão dos princípios e práticas do comércio justo e do consumo solidário, da construção de estruturas de comercialização compartilhadas entre os empreendimentos e da realização de projetos e programas de formação e assessoramento para os coletivos de produção.

Ela nasceu em Pelotas, em outubro de 2007, com a participação de 14 empreendimentos (urbanos e rurais) e com o apoio do Núcleo de Economia Solidária da Universidade Católica de Pelotas, do Fórum Micro-regional de Economia Solidária e da Associação Cultural Rádio Com. Em 2009 os empreendimentos formalizaram a criação da Associação Bem da Terra, que representa oficialmente a rede.

Hoje, Bem da Terra reúne 29 empreendimentos (de Pelotas, Canguçu, Capão do Leão, Pedras Altas e Piratini) e várias entidades apoiadoras, incluindo duas universidades (UCPel e UFPel); comercializa produtos de empreendimentos de economia solidária de várias regiões do RS, bem como de outros estados do Brasil; é reconhecida pela Secretaria Estadual de Economia Solidária do RS e conta com o apoio de várias prefeituras da micro-região. Os empreendimentos associados (afora os empreendimentos fornecedores não-associados), em seu conjunto, representam cerca de 850 produtores/trabalhadores.

Atualmente a comercialização é feita nas feiras que ocorrem no saguão da Universidade Católica de Pelotas, no saguão do Instituto Federal Sul-rio-gr

andense e também através da Feira Virtual Bem da Terra.

Veja mais informações sobre a Feira Virtual no Tópico da Feira Virtual aqui no site!