BEM DA TERRA CONVIDA PARA VIVÊNCIA NO ÂMBITO DA V JORNADA UNIVERSITÁRIA EM DEFESA DA REFORMA AGRÁRIA.

Nesta semana um conjunto de coletivos, movimentos sociais e Instituições de Ensino promoverão – em Pelotas, Canguçu e Piratini – mais uma edição de Jornada Universitária em defesa da Reforma Agrária. Serão realizadas rodas de conversa, cine debates, mostras fotográficas e vivências em Assentamento da Reforma Agrária com atividades que visam debater e aprofundar questões acerca: da criminalização dos Movimentos Sociais e da violência no campo e na cidade; a necessidade de ampliarmos o tema da Agroecologia e denunciarmos a inconsequência da produção em escala e baseada na utilização de insumos químicos; a importância e a necessidade de formulação de políticas que assegurem a Soberania e Segurança Alimentar, entre outros.
No dia 16/08, conforme programação, ocorrerá um dia de vivência junto ao Assentamento Conquista da Liberdade, em Piratini, onde esta localizada a Cooperativa de Produção Agropecuária Vista Alegre LTDA – COOPAVA/Piratini, que é também uma cooperativa pertencente a Rede Bem da Terra.
O GT Educação vem participando da construção dessa programação e convida a todos/as para, além de estarem nas atividades de debate, chamarem os seus núcleos para o dia de campo. Será mais uma excelente oportunidade para conhecermos um novo empreendimento da Rede e um pouco mais das experiências de produção de um dos Assentamentos mais antigos e referência para a Reforma Agrária no RS e no Brasil.
Até quinta (14), à noite, as/os interessadas/os poderão fazer contato com o GT Educação (ou o articulador/a) encaminhando mensagem com o nome completo, RG, telefone e email para incluirmos na lista do transporte. Haverá almoço no assentamento pelo valor de R$ 15,00. A saída será as 8h30, no Mercado Central (pela XV de Novembro) e a previsão de retorno e às 16h30.
É só organizar e participar!

 

Socializamos uma reportagem (Programa Terra Sul/2014) realizada junto ao Assentamento que faremos a vivência no próximo sábado.
Ela conta um pouco sobre como o assentamento se constituiu e os desafios para a transição agroecológia.

Veja no vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=3hQYCt8A-LQ&feature=youtu.be

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *