Membros do NESIC e do TECSOL participam de seminário internacional

IMG_7794

Com o tema Perspectivas e Prospectivas da Economia Social e Solidária: repensando desenvolvimento o seminário internacional Procoas reuniu centenas de extensionistas, pesquisadores e trabalhadores em Montevidéu, capital do Uruguai. Entre os participantes estavam membros do Núcleo de Economia Solidária e Incubação de Cooperativas (NESIC-UCPEL) e do Núcleo Interdisciplinar de Tecnologias Sociais e Economia Solidária (TECSOL-UFPEL). O evento ocorreu nos dias 07, 08 e 09 de outubro e contou com a presença de pessoas de diversos países da América Latina.

O evento organizado pelo Comitê Acadêmico de Processos Cooperativos e Associativos (PROCOAS) e pela Unidade de Estudos Cooperativos da Universidad de la República foi marcado pela troca de experiências e muitos debates. Temas como: finanças solidárias, problemas do desenvolvimento, autogestão, consumo consciente e tecnologias sociais foram discutidos nas oficinas, palestras e painéis temáticos.

Além das palestras, debates e oficinas, os participantes puderam conhecer o Parque Tecnológico e Industrial de Cerro que abriga cerca de 70 empreendimentos, 11 deles de economia solidária. O parque está localizado na Vila do Cerro que historicamente recebeu imigrantes e investimentos externos. A partir dos anos 50 enfrentou sucessivas crises com o abandono de empresas que gerou a cooperação entre os trabalhadores para a tomada de suas atividades, dessa vez sob sua gestão. Um dos empreendimentos econômicos solidários do complexo que foram visitados é a YDE Envasadoras que há 17 anos produz máquinas de embalagens. A YDE Envasadoras é composta por 15 trabalhadores cooperados.

IMG_7895

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *